Devolução do psicodiagnóstico para contextos institucionais: um relato de experiência
Resumo
Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da equipe de um serviço-escola de avaliação psicológica referente à devolução dos resultados do psicodiagnóstico de dois pacientes, de sete e dez anos de idade, para duas instituições: um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e uma escola. Durante as entrevistas de devolução, foi possível o contato com assistentes sociais, psicólogos, professores e gestores educacionais, garantindo uma troca interdisciplinar de saberes e buscando as melhores intervenções para cada caso. Os resultados dessa experiência podem ser traduzidos na forma de estratégias e resoluções práticas que foram pensadas e implementadas conjuntamente com outras equipes para garantir atendimento educativo, assistencial e psicossocial para os pacientes e seus familiares. Também foi possível pensar novas maneiras de expandir o processo típico de devolução, ampliando a técnica de entrevista devolutiva do psicodiagnóstico e favorecendo a completa comunicação dos resultados. Ressalta-se os aspectos éticos que devem ser considerados nas experiências de devolução a outras equipes que acompanham os pacientes.
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