Devolução do psicodiagnóstico para contextos institucionais: um relato de experiência

Autores

  • Fabiano da Silva Ciochetta Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Neves Portugal
  • Denise Balem Yates Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da equipe de um serviço-escola de avaliação psicológica referente à devolução dos resultados do psicodiagnóstico de dois pacientes, de sete e dez anos de idade, para duas instituições: um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e uma escola. Durante as entrevistas de devolução, foi possível o contato com assistentes sociais, psicólogos, professores e gestores educacionais, garantindo uma troca interdisciplinar de saberes e buscando as melhores intervenções para cada caso. Os resultados dessa experiência podem ser traduzidos na forma de estratégias e resoluções práticas que foram pensadas e implementadas conjuntamente com outras equipes para garantir atendimento educativo, assistencial e psicossocial para os pacientes e seus familiares. Também foi possível pensar novas maneiras de expandir o processo típico de devolução, ampliando a técnica de entrevista devolutiva do psicodiagnóstico e favorecendo a completa comunicação dos resultados. Ressalta-se os aspectos éticos que devem ser considerados nas experiências de devolução a outras equipes que acompanham os pacientes.

Biografia do Autor

Fabiano da Silva Ciochetta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando e integrante do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP).

Paula Neves Portugal

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Denise Balem Yates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicóloga do Centro de Avaliação Psicológica (CAP) da UFRGS. 

Downloads

Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos