No último dia 11, os psicólogos da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul – SPRGS, realizaram visita ao município de Viamão junto com o Grupo Técnico Estadual (GTE) do Primeira Infância Melhor (PIM), fortalecendo a parceria entre as duas instituições.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusta Meneguine, os profissionais envolvidos foram recebidos pela monitora Fernanda Freitas, pela equipe de visitadores do PIM e pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). A visita faz parte do projeto piloto que a SPRGS oferece junto aos municípios de Viamão e Porto Alegre, que tem como objetivo capacitar o GTM e monitores para reflexão e proposições que poderão facilitar o trabalho de coordenação de grupos através de situações reais, com o relato de vivências do dia-a-dia do PIM nos territórios. Serão desenvolvidas oficinas de sensibilização, role playing e discussões teóricas sobre coordenação de grupos, acompanhados de relatos dos grupos de visitadores, coordenados pelas monitoras do PIM.
O objetivo é compreender e pôr em prática dez competências fundamentais para que haja escuta qualificada no grupo, no qual os visitadores possam relatar problemas e compartilhar soluções, e fortalecer o PIM como importante instrumento de trabalho de prevenção da saúde mental na infância.
Viamão implantou o PIM em 2013 e vem fortalecendo, através da participação do Grupo Técnico Municipal (GTM), o fluxo de trabalho intersetorial com atendimento a 1.100 famílias, com 165 gestantes e 1.210 crianças, realizado por 55 visitadores.

pim-sprgs-1-600x479 pim-sprgs-2-600x338