Livro Gerações

Gerações

Haydee  Faimberg

A busca dessas perguntas, efetuada em contextos diferentes, constitui a trama de uma reflexão original desenvolvida desde o primeiro capítulo, escrito em 1976, até a atualidade, o que confere esta seleção de artigos a estrutura de um verdadeiro livro.Quem tem razão? O analista quando interpreta ou o paciente com o que escuta da interpretação? A partir desse dilema narcisista revelado no mal entendido da sessão , a autora estuda a solução narcisista dos conflitos edípicos, a transmissão entre gerações , a (re)constituição de verdades históricas e a presença psíquica do analista, assim como a posição contratransferencial.

A diferenciação teórica entre relação de objeto e a presença de um outro na constituição psíquica do paciente , agregada a uma concepção original dos mecanismos de intrusão e apropriação para explicar as identificações inconscientes alienantes, abre a vida para conceitualizar a “dimensão narcisista da configuração edípica” e uma de suas formas, a “telescopagem de gerações”. A autora utiliza uma concepção dialética da temporalidade inconsciente na função de “escuta da escuta”.

 

Livro Irrepresentavel

Livro: Irrepresentável

César e Sara Botella

Qual psicanálise para o século XXI? A psicanálise apoiou-se até agora numa teoria da representação. Desse ponto de vista, do que ela podia contribuir, ela já deu praticamente tudo. O novo desafio da teoria analítica parece ser agorao do estudo de um além da representação, o de um melhor conhecimento de alucinatório e dos processos irreversíveis.

No nível da prática, rapidamente compreendemos que, para ter acesso a esse universo, o único meio possível estava na capacidade do analista de abandonar em alguns momentos o universo da representação. Graças a uma regressão formal do pensamento, num apagamento do representacional, o psiquismo do analista abre-se ao alucinatório e atinge, assim, zonas do psiquismo do analisando inatingíveis de outro modo: a dos traumas que não puderam ser representados.

Para adquirir os livros, entre em contato com a secretaria da SPRGS.