O NIC – Núcleo de Intercâmbio com a Comunidade – consiste em um grupo integrado por sócios da SPRGS e comprometido com a atenção a comunidades de nosso meio. Sua constituição é pautada na ideia de que os grupos e os indivíduos tem potencial para seu desenvolvimento e auto-sustentação e na ideia de que psicólogos, especialmente via entidades como a SPRGS, podem ser facilitadores de crescimento pessoal e social.

JUSTIFICATIVA
A promoção e estímulo ao desenvolvimento e auto-sustentação dos grupos e dos indivíduos em nossa comunidade é uma das possibilidades de atuação da SPRGS em nosso meio. O NIC, em sintonia com objetivos mais amplos da SPRGS, busca manter esta meta em suas atividades.

OBJETIVOS
Geral:
- Conhecer melhor a realidade social na qual vivemos, exercendo nossa função social como psicólogos.
Específicos:
- Identificar as demandas da população atendida.
- Promover os meios para o autogerenciamento da população-foco, assim como o desenvolvimento de sua autonomia e o exercício de sua cidadania.
- Assessorar trabalhos desenvolvidos nas comunidades com as quais estamos vinculados.

HISTÓRIA
A semente do trabalho do NIC foi lançada há dez anos, quando eram realizadas palestras em instituições da comunidade com a finalidade de esclarecimento, informação, orientação e prevenção em temas emergentes solicitados pelas mesmas. Houve também, nos primeiros anos, parceria em projetos sociais com outras entidades.

O NIC E A VILA PARQUE SANTA ANITA
Os primeiros trabalhos desenvolvidos nesta comunidade da zona sul de Porto Alegre foram com adolescentes, com mulheres (costura) e na creche da comunidade. Desde 2003, o NIC integra o grupo de técnicos da Associação de Moradores da Vila Parque Santa Anita – AMOVISA. Mantém, na atualidade, um assessoramento junto aos funcionários e educadores da associação, participando da realização de atividades de cunho cultural, educativo e de prevenção e promoção de saúde mental.

As atividades foram implementadas ao longo dos últimos anos. Na creche – local visitado pelo NIC já em 2003 – está sendo desenvolvido um trabalho sistemático desde o final de 2005, com o objetivo de assessorar as educadoras em seu cotidiano com as crianças e prestar uma atenção especial às crianças e suas famílias, buscando prevenção em saúde mental e realizando encaminhamentos que se observam necessários.

No SASE (Serviço de Apoio Sócio Educativo), frequentado por crianças de 6 a 14 anos em horário oposto ao da escola regular, realizam-se encontros sistemáticos com as educadoras com o objetivo de buscar a compreensão de situações vividas tanto pelas crianças e pré-adolescentes quanto pelas educadoras no dia a dia, discutir situações que exigem uma intervenção especial e oferecer um suporte teórico-técnico às educadoras. O Grupo Arco-Íris, formado por mulheres artesãs do patchwork, (originalmente o grupo de costureiras), tem desenvolvido trabalhos que se multiplicam em amostras, participação em eventos sócio-culturais, fonte de renda para as participantes e, especialmente, meio de expressão de suas experiências sociais e subjetivas.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONTINUIDADE DO TRABALHO

A continuidade das atividades do NIC nos é estimulada e assegurada pela certeza – a experiência tem nos mostrado – da importância de nossa responsabilidade social como psicólogos. O caráter bidirecional das relações SPRGS/AMOVISA é a dimensão fundamental a enfatizar em nosso trabalho. À medida que cultivamos o vínculo com a Vila, confirmamos que o benefício desta iniciativa é mútuo. A manutenção e o fortalecimento deste vínculo ampliam nossa visão da importância da responsabilidade social do psicólogo e enriquecem nossa experiência profissional e pessoal.

 

Coordenador: Graziele M. Bronzatti – grazelembr@hotmail.com

29251317_984070321749501_1065834054_o Graziele Bronzatti, Diretora Administrativa da SPRGS Graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).  Especialista em Aconselhamento das Relações Familiares pela PUCRS, Especialista em Terapia de Casal e Família pelo DOMUS e Especialista em Psicossomática pela UNISINOS. Curso de Formação em Psicossíntese. Atua como Psicoterapeuta Individual em Consultório Particular com ênfase em Psicologia Transpessoal e Psicossíntese; Coordenadora do NIC (Núcleo de Intercâmbio com a Comunidade).