Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Como lidar com a ansiedade em tempos de pandemia?

SPRGS
Publicado por em Voz da Sociedade · 11 Maio 2020
Voz da Sociedade
Como lidar com a ansiedade em tempos de pandemia?
(Maiga Sabo Sandri)*
Escrevo este post depois de vários dias tentando digerir as mudanças a nós infligidas, especialmente o isolamento social e as demais medidas de precaução contra o contágio e propagação do Covid-19. Imagino que você também observou sua ansiedade aumentar bastante neste período. Tenho recebido muitas demandas neste sentido, as pessoas perguntam como aliviar a ansiedade para manter a saúde mental em tempos de pandemia.

    No caso de uma calamidade pública como essa, nosso organismo dá sinais para nos prepararmos para algo urgente, para lutar ou fugir, e nossa mente entra num trabalho intenso para interpretar, compreender e integrar os fatos, em busca de sentido e de ações frente à situação temerosa. Aqui não é apenas o vírus que tememos, é o que ele representa, é na verdade uma série de representações, que podem ser das mais remotas na nossa história, até as mais atuais; e das mais simbólicas às mais concretas.

    Como lidar com essa ansiedade? A nossa mente precisa criar um novo ponto de equilíbrio dentro desta nova situação, para isso um pouco de tempo, paciência e razão são necessários. Em aspectos gerais, diria para aproveitarem o tão necessário isolamento social para esse “tempo” que a mente precisa agora, procurem voltar-se para dentro de si e rever algumas coisas ali pulsando, analisem aspectos da sua saúde física e emocional. Façam distinção entre o inimigo externo e o interno, não deem tantos ouvidos ao que lhes façam ficar ainda mais ansiosos, procurem fontes confiáveis de informação, mas também de relaxamento saudáveis e de apoio, seja na família quanto na comunidade. Reorganizem a rotina diária, sigam as orientações concretas de cuidados consigo e com os outros, percebam com alegria cada desafio que aos poucos vão conseguindo compreender e enfrentar, e, quem sabe até, a descoberta de novos recursos criativos dentro de si, que os farão sentir-se mais fortalecidos.
*Sócia efetiva da SPRGS.





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo