Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

TDAH na infância: como estimular funções executivas em tempos de quarentena?

SPRGS
Publicado por em Eventos · 13 Julho 2020
Minicurso
TDAH na infância:
como estimular funções executivas em tempos de quarentena?
Com:
Katiúscia Gomes Nunes

18/julho, sábado, 10h às 12h
Evento On-Line, pelo Sympla/Zoom*
Vale como horas complementares

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da saúde e educação.

Investimento:
  • Sócios SPRGS: Isentos
  • Profissionais: R$ 45,00
  • Estudantes de graduação: R$ 35,00

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Informações: secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920

Objetivos: Possibilitar uma melhor compreensão do impacto nas funções executivas em crianças com TDAH e desenvolver estratégias de intervenção dentro de casa, pensando no período de quarentena que estamos vivenciando.

O período de quarentena impactou diretamente no contexto escolar, com aulas online e distanciamento social. Para as crianças, essa mudança pode acarretar maiores dificuldades de aprendizagem e dificuldades no desenvolvimento das capacidades cognitivas, principalmente das funções executivas, que ainda estão em processo de desenvolvimento e vão até o início da vida adulta.

Crianças que possuem o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam déficits cognitivos, principalmente na atenção e nas funções executivas. Além dos prejuízos cognitivos, o TDAH impacta nas relações interpessoais e na autoestima.

Todas essas mudanças e adaptações que estamos enfrentando nesse período de pandemia podem interferir nos processos de aprendizagem e nas relações sociais, além de impactar no neurodesenvolvimento dessas funções. Pensando no contexto de crianças com TDAH, o impacto pode ser muito maior. Neste minicurso, você irá entender quais são esses déficits cognitivos, seu impacto no desenvolvimento e funcionalidade das crianças com TDAH e aprender a estimular essas funções cognitivas em tarefas e brincadeiras dentro de casa.

Katiúscia Gomes Nunes: Psicóloga (PUCRS), Mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS, Formação em Terapia dos Esquemas pela Wainer (em andamento), Especialista em Neuropsicologia pela UFRGS, Formação em Reabilitação Neuropsicológica pela HCFMUSP, Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela IWP. Coordenadora do Comitê de Neuropsicologia da SPRGS.

Marque seu interesse no evento no Facebook: facebook.com/sprgs/events




Referências:
  • Shuai Lan, Daley David, Wang Yu-Feng, Zhang Jin-Song, Kong Yan-Ting Tan Xin & Ji Ning. (2017). Executive Function Training for Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Chinese Medical Journal, 130(5).
  • Dovis Sebastian, Oord Saskia Van der, Wiers Reinout W., Prins Pier J. M. (2015). Improving Executive Functioning in Children with ADHD: Training Multiple Executive Functions within the Context of a Computer Game. A randomized Double-Blind Placebo Controlled Trial. Plos One, 10(4).
  • Jirout Jamie, LoCasale-Crouch Jennifer, Turnbull Khara, Gu Yin, Cubides Mayaris, Garzione Sarah, Evans Tanya M., Weltman Arthur L. and Kranz Sibylle. (2019). How Lifestyle Factors Affect Cognitive and Executive Function and the Ability to Learn in Children. Nutrients, 11, 1953.
  • Sena Simone da Silva & Neto Orestes Diniz. Distraído e a 1000 por hora: Guia para familiares, educadores e portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Editora Artesã.
  • Malloy-Diniz Leandro F., Fuentes Daniel, Mattos Paulo, Abreu Neander & colaboradores. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • Dos Santos Flávia Heloísa, Andrade Vivian Maria e Bueno Orlando F.A. Neuropsicologia Hoje. 2 edição. Porto Alegre: Artmed, 2015.


*Check-in 15 minutos antes do evento. Às 10h iniciaremos o conteúdo. Às 9h45 você pode acessar a sala através do seu link pessoal.

O link da transmissão fica disponível através do sistema do Sympla:
é só fazer login na sua conta Sympla com O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO, clicar em “Meus Ingressos”, ir até o ingresso do evento e clicar em “Acessar transmissão”.

Se você não tem 'conta' no Sympla, é rápido e fácil fazer:
Entre em www.sympla.com.br, clique em 'Criar conta' (no alto, à direita), e preencha os campos USANDO O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO no evento (além disso, são apenas mais 3 campos). O Sympla enviará um email para você, para fazer a 'Ativação de conta'. Basta abrir este email, e clicar no botão.
Você também pode usar o aplicativo Sympla, disponível nas versões iOS e Android.

Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado, ou faça a instalação através do link disponível no Sympla ou na sua loja de aplicativos.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo