Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

A Psicologia no tratamento de doenças crônicas: aspectos e intervenções

SPRGS
Publicado por em Eventos · 1 Abril 2021

Minicurso
A Psicologia no tratamento de doenças crônicas: aspectos e intervenções
Com
Jenny Milner Moskovics

24/abril/21, sábado, 9h às 12h
Evento on-line | via Zoom | Check-in no Sympla 15 min. antes do início*
Válido como horas complementares
Carga horária: 3 horas

Público-alvo: Psicólogos e estudantes de Psicologia.
Eixo Temático: Psicologia da Saúde.

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 45,00
  • Profissionais: R$ 55,00
  • Sócios SPRGS: Isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

O progresso da Ciência tem favorecido significativamente o desenvolvimento de regimes terapêuticos para a recuperação da saúde, modificando a expectativa de vida para pacientes que, diante de uma doença incurável, antigamente não contavam com nenhum recurso. A introdução de novas tecnologias mudou o panorama destas doenças, que de incuráveis passaram a crônicas, ou seja, doenças que, embora ainda não tenham cura, tem controle. Para além dos aspectos biomédicos, o grande desafio passa a ser, também, o bem-estar, a qualidade de vida e a adesão ao tratamento destas doenças, o que envolve questões psicossociais e comportamentais significativas.
A Psicologia da Saúde tem oferecido saberes e recursos técnicos de grande valor, que, desde uma perspectiva biopsicossocial podem contribuir enormemente neste desafio, porém, infelizmente, trata-se de um segmento que ainda se encontra pouco desenvolvido tanto em programas de graduação quanto em cursos de extensão. Assim, este curso poderá contribuir na construção de conhecimentos de psicólogos e futuros psicólogos, com vistas à sua atuação em serviços de atenção a doenças crônicas.

Objetivos:
  • Estimular a reflexão crítica a respeito do conceito de saúde desde uma perspectiva biopsicossocial e as mudanças na inserção da Psicologia no campo da saúde.
  • Possibilitar o conhecimento a respeito dos conceitos teóricos e das práticas em saúde e a reflexão do papel da Psicologia no atendimento de doentes crônicos.
Conteúdo:
  • Conceito de saúde e o Modelo Biopsicossocial-espiritual.
  • Aspectos psicossociais das doenças crônicas.
  • Intervenções psicossociais junto a pessoas com doenças crônicas.

Jenny Milner Moskovics: Psicóloga (UFRGS), Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psicologia (PUCRS), com estágio doutoral na Universidad Autonoma de Madrid. Foi professora na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989-2015), tendo atuado como tutora junto ao PREMUS - Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e como coordenadora do SAPP - Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia. É funcionária estatutária da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1992, atuando como psicóloga junto Serviço de Atendimento Especializado em DST e Aids Santa Marta.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo