Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Ponto de Encontro julho

SPRGS
Publicado por em Eventos · 14 Julho 2020
Ponto de Encontro
Narrativas de uma introdução ao Seminário - Livro 11 de Jacques Lacan
21/julho, 19h30 às 21h
Evento gratuito, on-line - acesso pela plataforma Sympla/Zoom*
Com Laura Suzana de Souza Benites, Elisângela Muriá, Me. Ana Beatriz Guerra Mello, Adriana Hashem Muhammad, Fernanda Dornelles Hoff, Jaqueline Silva

Válido como horas complementares

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: www.sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min antes do horário do evento)
Informações: secretaria da SPRGS atendimento on-line por e-mail ou Whatsapp em horário comercial
Organização: Comitê de Psicanálise do Núcleo de São Leopoldo - Leituras do Seminário 11 de Lacan
-
O Seminário - Livro 11, marca uma virada no ensino de Jacques Lacan. Após sua saída da IPA, propõe ainda mais fortemente um retorno a Freud, e dedica a metade do ano de 64 aos quatro conceitos fundamentais da psicanálise, o inconsciente, a repetição, a transferência e a pulsão, justamente quando seu propósito era falar sobre os nomes do pai. O Comitê usa o método da leitura em voz alta em grupo e busca entrar em diálogo com o texto de Freud e Lacan. Neste momento estaremos em torno do tema do Inconsciente.

O Comitê de Psicanálise se propõe, a convite da Diretoria Científica, a realizar um painel de apresentação de textos breves, escritos pelos integrantes do comitê, no decurso das leituras das sessões do Seminário de Lacan realizadas no início de 1964.

  • Laura Suzana de Souza Benites - Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Filosofia da Linguagem e Comunicação. Coordenadora do Comitê de Psicanálise. Coordena vários Grupos de Estudos. Dirige o Brota na Poesia e o Leituras Bloomsday Transverso.
  • Elisangela Muriá - Psicóloga, Especialista em Avaliação Psicológica pela PUC-RS, Psicoterapeuta pelo GAEPSI. Coordenadora do Núcleo do Litoral Norte da SPRGS.
  • Me. Ana Beatriz Guerra Mello - Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicanálise e Educação pela UFRGS. Psicóloga Clínica do Ambulatório de Saúde Mental de São Leopoldo. Coordenadora de Seminário do Espaço Criar.
  • Adriana Hashem Muhammad - Psicóloga, Especialização em Educação e Saúde Mental Coletiva, Especialização em Teoria Psicanalítica pelo IPSI.
  • Fernanda Dornelles Hoff - Psicóloga e Psicanalista, Membro pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.
  • Jaqueline Silva - Estudante em formação na Psicologia Humanista, CIBES, e Psicologia pela Faculdade Anhanguera, Porto Alegre. Coordenadora Administrativa da LER/SPRGS e Coord. Admin. Projeto ColeTEA.

Método para o desenvolvimento das atividades: leituras em voz alta em grupo com discussão linha a linha do texto.




Referências: Estamos utilizando os Seminários 2, 9, 10 de Lacan, Os Escritos de Lacan, O projeto para uma psicologia científica de Freud, As Afasias de Freud, A Interpretação dos Sonhos de Freud, busca ativa em textos filosóficos quando necessário, Correspondência de Freud a Fliess, etc.



*Acesso a sala 15 min. antes do horário do evento, através do seu link pessoal.

O link da transmissão fica disponível através do sistema do Sympla:
é só fazer login na sua conta Sympla com O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO, clicar em “Meus Ingressos”, ir até o ingresso do evento e clicar em “Acessar transmissão”.
Lembrando, você poderá acessar 15 minutos antes do evento começar.

Se você não tem 'conta' no Sympla, é rápido e fácil fazer:
Entre em www.sympla.com.br, clique em 'Criar conta' (no alto, à direita), e preencha os campos USANDO O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO no evento (além disso, são apenas mais 3 campos).
O Sympla enviará um email para você, para fazer a 'Ativação de conta'. Basta abrir este email, e clicar no botão.
Você também pode usar o aplicativo Sympla, disponível nas versões iOS e Android.

Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado, ou faça a instalação através do link disponível no Sympla ou na sua loja de aplicativos.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo