Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Imaginar o amanhã

SPRGS
Publicado por em Eventos · 12 Novembro 2021


Ponto de vista

Imaginar o amanhã

Primeiro debate com os autores do livro
Abrão Slavutzky e Edson Luiz André de Sousa
Debatedoras
Lísia Refosco e Sissi Castiel

24/novembro, quarta-feira, 20h
Atividade gratuita | Com certificado
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(Check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Carga horária: 1h30min

Objetivos: discutir sobre o livro Imaginar o amanhã
Eixo Temático: Psicanálise
Público-alvo: estudantes, psicólogos, psicanalistas e demais interessados

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: www.sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

Este livro começou a ser imaginado a partir de um longo trabalho comum compartilhado pelos autores no campo da psicanálise, das artes, da literatura e da política. Busca abrir pontes entre os sonhos que o inconsciente aciona e os sonhos sociais. Para isto foi preciso atravessar os desertos que vivemos, bem como aprender a caminhar entre os labirintos. Os desafios são imensos e será preciso ler as cinzas destes tempos para ativar as memórias que são essenciais na construção da imaginação. Imaginar para enfrentar a destruição, sonhar juntos para não naufragar em tanta angústia.

Abrão Slavuztky: Psicanalista e psiquiatra, formado em Buenos Aires e em medicina pela Universidade das Ciências da Saúde de Porto Alegre, secretário científico da Instituição Médico-Psicológica de Oro BsAs. Autor dos livros: Psicanálise e cultura. Rio de Janeiro: Vozes, 1983; Para início de conversa, com Cyro Martins, Movimento, 1990; Quem pensas tu que eu sou? Ed. Unisinos, 2009; Humor é coisa séria, Arquipélago, prêmio Açorianos de Humanidades, 2014. Organizador dos livros: História, clinica e perspectiva nos cem anos de psicanálise, com Cesar Brito e Edson Luiz André de Sousa, editora Artmed, Porto Alegre, 1996; A paixão de ser − ensaios e entrevistas sobre a identidade judaica, Artes e Ofícios, 1998; A invenção da vida: arte e psicanálise. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001, com Edson Luiz André de Sousa e Elida Tessler; O dever da memória, 60 anos do levante do gheto de Varsóvia, Editora AGE, Porto Alegre, 2003; Seria trágico... se não fosse cômico – humor e psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. Colaborador do jornal Zero Hora desde 2001 e no site PPD, Psicanalistas pela Democracia.

Edson Luiz André de Sousa: Psicanalista, membro da APPOA, professor titular aposentado do Instituto de Psicologia da UFRGS, Pós-Doutorado e Doutorado pela Universidade de Paris VII, Pós-Doutorado pela EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales em Paris. Coordena, junto com Maíra Brum Rieck, o Museu das Memórias (In)possíveis (APPOA), participa do coletivo Palavra Aberta (APPOA) e é colaborador do site PPD (Psicanalistas pelas Democracia). Autor dos livros Freud, Editora Abril, São Paulo, Coleção Para saber mais, 2005; Uma invenção da utopia, Lumme Editora, SP, 2007; Sigmund Freud: ciência, arte e política, em co-autoria com Paulo Endo, LPM, Porto Alegre, 2009, Organizou os livros: História, clinica e perspectiva nos cem anos de psicanálise, com Abrão Slavutzky e Cesar Brito, editora Artmed, Porto Alegre 1996; Psicanálise e colonização – leituras do sintoma social no Brasil, Editora Artes e Ofícios, POA, 1999; A invenção da vida: arte e psicanálise, com Abrão Slavutzky e Elida Tessler, Artes e Ofícios, POA, 2001; Psicanálise: ensaios brasileiros contemporâneos, com Luis Celes e Tania Rivera, Funarte RJ, 2017.

Lísia Refosco: Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica (PUC). Membro efetivo da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) e da Sigmund Freud Associação Psicanalitica.

Sissi Castiel: Psicóloga, Psicanalista, Doutora pela Universidade Autônoma de Madri, Presidente da Sig, autora de livros e artigos em psicanálise.


*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo