Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Fundamentos da Terapia dos Esquemas

SPRGS
Publicado por em Eventos · 6 Setembro 2022


Minicurso
Fundamentos da Terapia dos Esquemas

Com
Ingrid D’Avila Francke

24 de setmbro/22, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares

Carga horária: 3 horas
Público-alvo: estudantes de psicologia e profissionais de Psicologia
Eixo Temático: Terapia dos Esquemas

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 50,00
  • Profissionais: R$ 60,00
  • Sócios SPRGS: isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Informações pelo atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

A Terapia dos Esquemas é uma extensão da já consagrada Terapia Cognitivo-Comportamental e se propõe a dar conta de compreender e intervir em casos de psiquismos complexos e de difícil manejo no setting terapêutico. Se faz relevante, para quem trabalha na área Psi, ao menos conhecer suas principais diretrizes a fim de criar um senso de compreensão e entendimento mínimo pelo que há de novo e efetivo neste modelo Psicoterápico.

Objetivos:
Promover conteúdos relacionados a Terapia dos Esquemas, bem como conhecimentos teóricos básicos para uma melhor compreensão do modelo de intervenção.
Resumo:
Conceitualização das necessidades básicas fundamentais e o impacto do não suprimento das mesmas durante o desenvolvimento humano.
Quais são os domínios esquemáticos e como se relacionam com os esquemas iniciais desadaptativos.
Formas de apresentação dos esquemas nos transtornos de personalidade.
Propostas de intervenção.

- Ingrid D’Avila Francke (CRP 07/18623): Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Cognição Humana e formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e em Terapia do Esquema. Atua nas áreas Clínica (TCC e Avaliação Neuropsicológica) e Consultoria em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas (Perceptio). Docente titular do Curso Superior de Psicologia da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e professora convidada nos cursos de formação e especialização em Psicologia Cognitivo Comportamental (NEAPC), Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC) e (Capacitar-NH). Atuou como psicóloga e coordenadora de CAPS AD III de Porto Alegre/RS com vivência nos setores privado e SUS. Mantém constante foco no estudo dos processos psicológicos, principalmente avaliação de psicopatologias e fatores de vulnerabilidade/potencialidades do comportamento. Além disso, presta consultoria organizacional para inclusão de PcDs, especialmente com pessoas surdas, com as quais faz atendimento clínico e comunica-se fluentemente em LIBRAS.

Referências:
  • Young, J. E. Terapia cognitiva para transtornos da personalidade: uma abordagem focada em esquemas. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. 3a ed. Porto Alegre: ArtMed; 2003. 2.
  • Young, J. E., Klosko, J. S., Weishaar, M. E. Schema therapy: a practitioner´s guide. New York: The Guilford Press; 2003.
  • Cazassa, M. J. Mapeamento de esquemas cognitivos: validação da versão brasileira do Young Schema Questionnaire – Short Form [dissertação de mestrado]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2007.
  • Beck, A. T. & Alford, B. A. (2000). O poder integrador da Terapia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • Young, J. E., Beck, A. T. & Weinberger, A. (1999). Depressão. Em: Barlow, D. H. (Org). Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos (pp. 273-312). Porto Alegre: Artmed.
  • Young, J. E., & Klosko, J. (1994). Reinventing Your Life. New York: Plume.


*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo