Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Construção subjetiva, identificações e gênero

SPRGS
Publicado por em Eventos · 27 Julho 2022


Minicurso
Construção subjetiva,
identificações e gênero

Com
Fernanda Dornelles Hoff

13 de agosto/22, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares

Carga horária: 3 horas
Público-alvo: estudantes de psicologia, profissionais de psicologia e público em geral
Eixo Temático: Psicanálise, constituição do sujeito psíquico

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 50,00
  • Profissionais: R$ 60,00
  • Sócios SPRGS: isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Informações pelo atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

A construção subjetiva ocorre a partir da sexualidade, inscrição que se dá no encontro do pequeno ser com seus cuidadores, possibilitando as identificações e os complexos movimentos da estruturação psíquica, possibilitados pela intersubjetividade exigindo frequentes revisões teóricas, especialmente no que diz respeito às questões quanto ao gênero.

Resumo: a infância é um tempo de fundação da sexualidade a partir do encontro com cuidadores, possibilitando os alicerces que para o sujeito possa diferenciar-se, através do recalcamento, do Édipo e da organização do Eu, buscando a qualificação das relações amorosas incluindo as identificações quanto ao gênero, com ancoragem na cultura e suas modificações.

Objetivos: ampliar o conhecimento sobre as relações entre sexualidade, identificações e gênero na constituição do sujeito psíquico.

Conteúdo:
  • Constituição psíquica, recalcamento, Édipo, identificações e gênero.
  • Recortes clínicos que embasam os conceitos trabalhados.

Fernanda Dornelles Hoff (CRP 07/26577): Psicóloga e Psicanalista. Dedica-se à clínica com crianças, adolescentes e adultos. É membro pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, sendo secretária do Conselho, coordenadora de Seminários e supervisora da formação em Psicanálise. Membro da Sociedade de Psicologia do RS. Integra o Conselho Municipal de Saúde da cidade de São Leopoldo, sendo representante da Sociedade de Psicologia do RS. Fundadora do Grupo Rede de Conversas Lúdicas.

Referências:
  • Blestcher, Facundo. El Psicanálise Interpelado por ls Sexualidades dissidentes: por uma Clínica Antipatriarcal Y Posheteronormativa. SIG - Revista de Psicanálise.
  • Stona. José. Relações de Gênero e Escutas Clínicas/José Stona (Organizador). 1ª edição/Salvador - BA. Editora Devires.
  • Garcia, Raquel Moreno. Sobre o Infantilismo Da Sexualidade - Porto Alegre: Sulina 2017.
  • Teperman, Daniela. Garrafa, Thais. Iaconelli, Vera, (organizadoras) - 1 ed. - Belo Horizonte : Autêntica, 2020 - Coleção Parentalidade e Psicanálise.
Complementares:
  • Bleichmar, S. A Fundação do Inconsciente. Destino de Pulsão, destinos do sujeito. (K. B. trad.) Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas, 1994.
  • Freud, S. (1914/1980). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. “Sobre o Narcisismo, uma Introdução”, Rio de Janeiro, Imago v. I, p. 85-122.
  • Freud, S. (1915/1980). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. “Pulsão e seus Destinos”, Rio de Janeiro, Imago v. I, p. 123-164.
  • Laplanche, J. Teoria da Sedução Generalizada. Porto Alegre, Artes Médicas, 1988.


*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo