Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Minha história com a SPRGS

SPRGS
Publicado por em Minha história · 13 Julho 2020
Minha história com a SPRGS
Ione Russo
É com satisfação e alegria que, a convite da colega Morgana Saft Tarragó, atual diretora administrativa, agradeço e passo a relatar minha história com a SPRGS.

Uma história de profundos laços afetivos que iniciou quando ainda eu era estudante de Psicologia da PUCRGS; ingressei nessa instituição pelos passos de Luís Olyntho Telles da Silva. Na época, em seus grupos sobre Dinâmica de Grupo, muito aprendi na então sede situada na Av. Osvaldo Aranha.

Alguns anos após, inicie a coordenação de grupos para recém-formados do Curso de Psicologia, também sobre Dinâmica de grupos. Como docente da PUCRGS,  transferencialmente alguns alunos passaram a fazer parte dos estudos em nossa sede, e assim durante anos seguimos estudando e realizando trabalhos. Os registros das atividades começaram a ser organizados e catalogados bem mais tarde.

Em 1992, meu trabalho clínico foi selecionado para ser apresentado na Jornada da SPRGS, tendo como tema A perversão; honrosamente fui supervisionada pela psicanalista francesa Janine Smirgel.

No Limite foi o primeiro reality show brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo, em 23 de julho de 2000. Nessa data, produzimos o estudo sobre o pessoal que realizava o programa, e no final do ano apresentamos um trabalho elaborado pelos participantes sobre os papéis desempenhados por eles na apresentação do espetáculo.

Enfrentamos lutas duras e amargas em algumas ocasiões em nossa casa, mas, como valentes guerreiras, conseguimos manter nossa Sociedade viva e sadia.

A seguir, passei a oferecer grupos de estudos sobre a teoria de Donald Winnicott, até 2013.

No período de 2011 a 2013, o Conselho da SPRGS contou com minha participação;  na gestão 2013 /2015, assumi o cargo da diretoria financeira.

Em 2018, a convite de Magda Mello, então presidente, fiz a apresentação do livro de minha autoria, Luto em carne viva, recebendo muitos comentários de reconhecimento, afeto e emoção pelas colegas ali presentes.   

Atualmente, acompanho as andanças da SPRGS neste momento de tantas asperezas a todos nós por conta da Covid-19.  Esperamos que nosso instinto de vida grite forte pela preservação de nossos cuidados, de nossa família e, consequentemente, de nossos semelhantes.  

Hoje, a SPRGS cada vez mais revitalizada com colegas jovens e dedicadas lança projetos novos; entre outros, este de real importância, em que colegas jubiladas relatam suas histórias que farão parte dos registros de nossa história.

Desejo a todos os que por aqui passarem, que aproveitem as experiências e o convívio de todos os colegas, pois se trata de uma experiência imperdível.

Obrigada.






Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo