Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Implicações do consumo do álcool em meio à pandemia: como abordar o problema?

SPRGS
Publicado por em Eventos · 25 Março 2021

Minicurso
Implicações do consumo do álcool em meio à pandemia: como abordar o problema?
Com
Nino Cesar Marchi

10/abril/21, sábado, 9h30 às 11h30
Evento on-line | via Zoom | Check-in no Sympla 15 min. antes do início*
Válido como horas complementares
Carga horária: 2 horas

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da saúde, bem como comunidade em geral interessada no tema.
Aula expositiva, na modalidade de Minicurso que visa oferecer melhor abordagem para conversar com o indivíduo que esteja abusando de álcool e repercutindo negativamente na sua vida e dos seus familiares.

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 45,00
  • Profissionais: R$ 55,00
  • Sócios SPRGS: Isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)


Objetivos: Orientar estudantes de Psicologia e áreas afins, além de profissionais da saúde e comunidade em geral sobre estratégias para abordar e tentar motivar indivíduos que abusam de álcool e aceitar ajuda, principalmente pessoas com desfechos que possam ocasionar importantes agravos à saúde.

Entrevista Motivacional (EM) é uma maneira de abordar e conversar sobre assuntos difíceis e que em geral, ocasionam ambivalências nas pessoas, tais como: iniciar uma dieta, casamento, filhos, carreira profissional e consumo de substâncias psicoativas. Esse estilo de diálogo com as pessoas acometidas por consequências decorrentes de comportamentos/problemas, no caso o consumo de álcool, visa motivar o indivíduo a se comprometer com a mudança.

O tema apresentado no formato de Minicurso, tentará fomentar o espírito da EM nas pessoas interessadas, como alternativa de diálogo em situações complexas.

Estudiosos sobre o tema classificam que o consumo de álcool se tornou problemático por parte dos consumidores durante à pandemia por COVID-19. O álcool está relacionado a 3 milhões de mortes por ano no mundo, sendo destas 379 mil nas Américas. Um dos parâmetros utilizado e preconizado pela literatura científica, a fim de alertar quando esse consumo pode ocasionar algum risco é a ingestão de 60 gramas ou mais (cerca de 4 doses ou mais) de álcool puro em uma única ocasião ao menos uma vez ao mês. A dose considerada nessa conta é de 14 gramas de álcool, que significam uma lata de 350 ml de cerveja, um copo de 45 ml de bebida destilada ou uma taça de 150 ml de vinho. Um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) entre março e julho de 2019, em meio à pandemia, com a participação de (N=3.800) brasileiros sugere um aumento no consumo de álcool nesse período, porém os indivíduos pesquisados mencionam não terem buscado nenhum tipo de ajuda. Segundo os dados desse estudo, 95% da amostra pesquisada relata ter consumido de forma problemática ou mesmo abusado da bebida durante à pandemia, demonstrando que o impacto emocional, financeiro e/ou social da COVID-19 pode ter contribuído para o aumento do consumo e diminuição da oferta e acesso para que essas pessoas buscassem auxílio especializado. Outro fator relevante que possivelmente ajudou a restringir os caminhos para quem precisasse de auxílio especializado são oriundos das novas diretrizes de órgãos sanitários como: distanciamento social e priorização de serviços médicos destinados à doença COVID-19. O estigma social, o silêncio, os sentimentos de vergonha e culpa carregados dentro do indivíduo que consome o álcool de maneira problemática, parece ser outra barreira para obter acesso a profissionais capacitados e muitas vezes são escassos, em muitos locais em nosso território nacional. No que tange a motivação para redução do consumo ou até mesmo abstinência total, visando reabilitar o indivíduo acometido por algum problema em decorrência do consumo de álcool em meio à pandemia, existe um estilo de conversa colaborativa que está bem documentada na literatura científica que se chama Entrevista Motivacional (EM), na tentativa de motivar o individuo a obter as mudanças necessárias.

Nino Cesar Marchi: Psicólogo (PUCRS). Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRGS). Especialista em Dependência Química (UNIFESP). Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (DBT), através do Behavioral Tech e The Linehan Institute. Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) da UFRGS, no Hospital de Clínicas, unidade Álvaro Alvim. Tem experiência em Psicologia Clínica, Drogas de Abuso e problemas correlatos e atua como Psicólogo Clínico e Pesquisador com ênfase, atuando principalmente nos seguintes temas: cocaína/crack, álcool, tabaco, maconha e drogas sintéticas. Já trabalhou como assistente de pesquisa em projetos financiados pelos governos brasileiro e americano. Atualmente é Conselheiro Terapêutico em Dependência Química credenciado pela Federación Latinoamericana de Comunidades Terapéuticas (FLACT) e Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT). Por diversos anos atuou voluntariamente na Cruz Vermelha, em Porto Alegre, desempenhando a função de Diretor do Setor de Educação para Saúde. Frequentemente apresenta palestras em empresas, escolas, ONGs e eventos juvenis, destinados a educadores e pais, sobre as temáticas: comunidades terapêuticas, adolescência, prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas e o impacto das drogas de abuso.

Referências:
  • Figlie, Neliana Buzi, & Guimarães, Lívia Pires. (2014). A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 34(87), 472-489. Recuperado em 25 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2014000200011&lng=pt&tlng=pt.
  • OMS. Alcohol and COVID-19: What You Need to Know. 2020. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0010/437608/Alcohol-and-COVID-19-what-you-need-to-know.pdf. Acesso em 11/05/2020.
  • Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2020: Cisa, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool.pdf, 2020.
  • OPAS. Regional status report on alcohol and health in the Americas. 2015. [Internet] [Acesso em 14/02/2019] https://www.paho.org/hq/dmdocuments/2015/ Alcohol-Report-Health-Americas-2015.pdf
  • National Institute on Alcohol and Alcoholism (NIAAA). Underage Drinking. 2017. [Internet] [Acesso em 14/02/2019] https://pubs.niaaa.nih.gov/publications/ UnderageDrinking/UnderageFact.htm.
  • National Institute on Alcohol and Alcoholism (NIAAA). Alcohol Alert no. 72 – Alcohol metabolism: an update. 2007. [Internet] [Acesso em 14/02/2019] https://pubs. niaaa.nih.gov/publications/aa72/aa72.htm


*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo