Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Totem e Tabu

SPRGS
Publicado por em Fala Comitê · 31 Outubro 2021

Fala Comitê
Comitê Estudos da Psicanálise em Freud
Totem e Tabu é uma obra produzida pelo Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, em 1913. Este escrito é referenciado como um dos primeiros textos produzidos por Fred com cunho voltado à realidade e a formação da sociedade.

Assim como os demais livros do autor, Totem e Tabu é permeado por um rico arcabouço teórico, instigando o leitor a buscar correlações em outros escritos. Em síntese, podemos dizer que na obra há a explicação da origem de construtos psicológicos norteadores do comportamento da sociedade, sejam pelas regras impostas pelo pai primevo ou pelas proibições estipuladas pelo clã.

O tabu do incesto foi implantado pelo Clã Antigo com o objetivo de criar laços entre clãs e preservar a continuidade de uma determinada cultura. De igual forma, o conceito de Totem se institui na pretensão de vincular a imagem de um animal ao clã ou membro deste. Desta forma há a apropriação da imagem deste animal à caracterização do clã, fortalecendo-o e sendo dispositivo de aculturamento.

Outro elemento trazido no livro é a refeição totêmica, tratando-se de um ritual de união entre os membros de uma ordem, nele há a consagração do rito ou do objeto, fortlecendo e reavivando os laços pactuados entre os membros do clã.
        
Leonardo Ferreira
Sócio da SPRGS e participante do Nucleo Litoral
Comitê Estudos da Psicanálise em Freud
Coordenação Elisangela Muria
Encontros segundas-feiras, 10h às 11h30



Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo