Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Sexualidade faz parte da personalidade da pessoa

SPRGS
Publicado por em Fala Comitê · 22 Junho 2020
Fala Comitê
Comitê de Sexualidade
Sexualidade faz parte da personalidade da pessoa e não pode ser modificada sem que ocorram modificações correspondentes na personalidade.

Entendemos que sexualidade para ser vivida de maneira mais plena não pode ser alcançada somente com o uso, ou pela prática de técnicas sexuais especiais, ao contrário: ela resulta de um modo de viver e compreender as experiências, se relacionar com o próprio corpo, com o corpo do outro e com a cultura que estamos inseridos.

Entendemos que há uma grande necessidade de  compreender a sexualidade como uma expressão emocional e uma importante forma de comunicação de como somos, como nos sentimos.

O Comitê de Sexualidade Humana busca estudar a sexualidade, unindo o conhecimento de diversos colegas da psicologia, em diferentes linhas teóricas, e também de outras áreas de saber, como colegas da medicina, e de outras formações.  

Nosso grupo busca compreender o comportamento sexual de homens, mulheres e casais com visão a partir de si mesmos e do mundo. Descobrir não apenas como fazem sexo fisicamente mas como essa prática se relaciona com suas vidas como um todo e com os outros. Acreditamos que sexo é muito mais que tocar e ser tocado, que a vida sexual e sua expressão como um todo é parte importante da qualidade de vida de todas as pessoas. Procuramos pensar o sexo e a sexualidade em seus aspectos psicológicos, socioculturais, biológicos como também pensamos e discutimos sobre intervenções na clínica das disfunções e inadequações sexuais.

O Comitê estuda a sexualidade no campo da saúde sexual, das disfunções sexuais, no uso das tecnologias, mas sobretudo nos relacionamentos e na expressão dos afetos.

Procuramos estar atentos aos artigos científicos mais atuais, juntamente com a exploração de temas do cotidiano que se impõe.

Somados o tempo de estudo do tema de forma individual, nosso grupo já apresenta mais de 80 anos de conhecimentos acumulados, a se julgar pelos anos de dedicação de cada membro grupo. Conhecimento que vem  sempre se renovando com o estudo e a discussão  de novas temáticas e com a chegada de novos integrantes.  

Se esta temática também desperta o seu interesse, venha somar e discutir conosco.

Diego Villas-Bôas
Coordenador do Comitê de Sexualidade
Encontros terças-feiras, 14h às 15h30



Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo