Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

O que nos diz Jacques Lacan sobre Inconsciente, Repetição, Transferência e sobre Pulsão?

SPRGS
Publicado por em Fala Comitê · 13 Junho 2020
Fala Comitê
Comitê de Psicanálise - Núcleo de São Leopoldo
O que nos diz Jacques Lacan sobre Inconsciente, Repetição, Transferência e sobre Pulsão?
Uma das preciosidades da vida é encontrar parcerias. Topar com alguém que partilha com você uma pergunta para a qual não encontrou resposta, alimenta a chama da vida. E foi assim que um pequeno grupo se formou em torno da leitura do texto do Seminário de Jacques Lacan, Livro 11 – os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. O que nos diz Jacques Lacan sobre Inconsciente, Repetição, Transferência e sobre Pulsão? Em que seu testemunho e posição, nas crises institucionais nos anos 60, pode nos auxiliar neste momento crítico, visto ser sua produção feita na crista da onda, uma fala no tempo do acontecimento e fruto de uma travessia singular?

Cientes das dificuldades apresentadas para a incursão nos textos referentes aos seminários acharam por bem adotar o método da Leitura em Voz Alta. Resgatamos o elemento da voz ao ler umas para as outras, e assim vamos perguntando ao texto, sobre o que ele está falando a cada instante no tempo que nos concerne.

Trata-se de um texto que não foi escrito por Lacan. Sabemos que ele levava apenas umas folhas com anotações para o que ele chamava de sessões em seu Seminário. Sua produção se dava ao vivo e em voz alta para aquele que se dispunha a escutá-lo, em presença.

A secretária de Lacan, Glória Gonzalez, era exímia estenógrafa e fazia registros. Dos alunos restou a taquigrafia, vários artigos e transmissão. J-A Miller estabeleceu o texto, que ele designa como uma transcrição de um ensino oral a partir das fitas estenografadas. Tomou o texto datilografado, encerrou-se em um hotel por um mês e aprontou uma proposta de organização do material para publicação. Escreveu, organizou, atribuiu títulos e marcas de leitura para cada sessão de fala de Jacques Lacan, que passou a chamar de lição. Este encontro entre os dois se deu justamente por ocasião do Seminário 11 no ano de 1964, momento do Seminário que marca uma virada na história da psicanálise. A publicação só irá acontecer em 1973. E a partir daí, virão à publico os demais 22 Livros. Restam ainda 3 a serem editados.

Os encontros do Comitê de Psicanálise: leituras em voz alta do Seminário  Livro 11 – os quatro conceitos fundamentais da psicanálise são presenciais mediados por tecnologia em videoconferência.

Você é nosso convidado a participar dessa experiência que tem vez toda sexta-feira à tarde, das 16h às 17h30, basta ser sócio da SPRGS. Procure a secretaria da Sociedade.

Laura Benites
Coordenadora do Comitê de Psicanálise - Núcleo de São Leopoldo
Encontros sextas-feiras, 16h às 17h30



Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo