Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Ética e Psicologia: dilemas e desafios na atualidade

SPRGS
Publicado por em Eventos · 31 Março 2021
Evento promovido pela L.E.R. (Liga de estudantes e recém-formados)
Ética e Psicologia: dilemas e desafios na atualidade
Convidadas
Letícia Giannechinni e Maynar Patrícia Vorga Leite
31 de março de 2021
O evento realizado foi oriundo de uma série de discussões e trocas originadas nas reuniões semanais da L.E.R. (Liga de estudantes e recém-formados). A partir disso, identificamos a necessidade de falar sobre a ética e principalmente seus desafios e dilemas na atualidade, tendo em vista o cenário pandêmico que nos assola a mais de um ano.

No decorrer no evento podemos refletir sobre as provocações trazidas pelas convidadas que trouxeram como a ética está presente em tudo e que toda a nossa prática deve ser pautada nela. Ainda podemos dizer que o nosso papel enquanto estudante e profissional é pensar a singularidade no coletivo.

Durante o evento foi abordado qual a atuação do CRP, tanto na orientação, fiscalização e investigação de denúncias. Além disso, foram trazidos aspectos éticos relacionados a divulgação dos serviços psicológicos, atendimento online, produção de documentos e etc.

Foi tratado também sobre a importância de pautar a prática no código de ética e nas resoluções que o CFP emite, de modo que a classe sempre esteja amparada e guiada pela ética.

Nós da Liga, só temos a agradecer mais uma vez a presença e pelas maravilhosas contribuições de nossas convidadas e a todos os inscritos que se fizeram presentes em nosso evento!










A discussão da prática da psicologia através de seu código de ética deve expressar sempre uma concepção de homem e de sociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos. Traduz-se em princípios e normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais. Por constituir a expressão de valores universais e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam, as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínua sobre o próprio código de ética que nos orienta.
O evento tem como objetivo possibilitar um espaço de discussão sobre a temática da ética na psicologia em diferentes contextos. Convidamos psicólogos(as) e estudantes de psicologia para esse debate com intuito de oferecer um momento formativo para a categoria em interface com duas psicólogas representantes do Conselho Regional de Psicologia.





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo