Minicurso
Escolas na pandemia: como ficam as crianças no retorno escolar?
Com Letícia Machado Moreira
6/março/21, sábado, 9h às 12h.
Evento on-line | via Zoom | Check-in no Sympla 15 min. antes do início*
Investimento:
- Estudantes de graduação: R$ 45,00
- Profissionais: R$ 55,00
- Sócios SPRGS: Isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)
Inscrições exclusivamente pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)
Atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)
Nesta atividade vamos falar sobre como nossas crianças foram afetadas na pandemia, uma ligação da educação com a psicanálise.
Objetivos: conversar sobre como está o psiquismo das nossas crianças nesse momento de pandemia. Trazer questões ligadas a interrupção, suspensão e retorno às escolas.
Conteúdo a ser desenvolvido: Discutir sobre o emocional das crianças nesse retorno às aulas, como foi o período em casa e como está sendo essa retomada. Relatos de experiência na educação infantil.
Letícia Machado Moreira: Psicóloga. Especialista em Psicologia clínica pelo IEPP, Mestre em Educação, Psicóloga e consultora escolar, Psicóloga clínica e de grupo.
Referências:
- Cyrulnik, Boris. Os Patinhos Feios. São Paulo: Martins Fontes, 2004
- Dunker, Christian. Paixão da Ignorância: a escuta entre psicanálise e educação. São Paulo: Contracorrente, 2020.
- Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2020. 65 edição.
- Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019. 71 edição.
- Freud, Sigmund. Arte, Literatura e os Artistas. Belo Horizonte: Autentica, 2020.
- Freud, Sigmund. Cultura, Sociedade, Religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Belo Horizonte: Autentica, 2020.