Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Os desafios no trabalho terapêutico com famílias nas diferentes etapas do ciclo vital na contemporaneidade

SPRGS
Publicado por em Eventos · 21 Maio 2021


Minicurso
Os desafios no trabalho terapêutico com famílias nas diferentes etapas
do ciclo vital na contemporaneidade

Com Débora S. de Oliveira

2/junho, quarta-feira, 19h às 21h
Evento on-line | via Zoom | Check-in no Sympla 15 min. antes do início*
Válido como horas complementares
Carga horária: 2 horas

Público-alvo: profissionais e estudantes da área da saúde, educação e assistência social
Eixo Temático: Família

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 45,00
  • Profissionais: R$ 55,00
  • Sócios SPRGS: Isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

A conceitualizado da perspectiva do ciclo vital é um instrumento clínico fundamental para a prática no atendimento tanto com indivíduos, com família e casal, uma vez que auxilia no planejamento da intervenção, considerando a realidade do contexto daquele em que se está intervindo. Contudo, precisa ser utilizado com muita cautela pelos profissionais, a fim de minimizar os riscos de uma normalização de uma realidade familiar, a partir de uma perspectiva simplista e linear.
As famílias na contemporaneidade têm sofrido inúmeras transformações decorrentes das mudanças sócio-histórica-culturais e políticas. Diante disso, torna-se de extrema importância aos profissionais de saúde, educação e assistência social conhecer as diferentes etapas do ciclo vital da família contemporânea e se capacitar para atender a essas mudanças e repensar suas práticas de atuação. É diante dessa multiplicidade de famílias, que precisamos enquanto profissionais planejar nossas ações, nos capacitarmos, a fim de intervirmos de modo a considerar essas inúmeras realidades das famílias hoje.  
Dessa forma, os desafios no trabalho terapêutico com famílias nas diferentes etapas do ciclo vital na contemporaneidade perpassam pelo reconhecimento, por parte do profissional, das fases do ciclo vital, de suas principais tarefas e mudanças necessárias para cada etapa, bem como na construção de estratégias de enfrentamento em busca de uma melhor saúde emocional dos membros.

Objetivos:
Conhecer as diferentes etapas do ciclo vital familiar, suas principais tarefas e contextos, bem com discutir a respeito das possibilidades de ações dos profissionais que atuam com famílias nessas diversas fases do ciclo.

Conteúdo:
  • Os desafios no trabalho terapêutico com famílias nas diferentes etapas do ciclo vital na contemporaneidade
  • Diferentes estágios do ciclo Vital da família brasileira
  • Estressores Verticais e aspectos transgeracionais que influenciam o padrão de funcionamento familiar
  • Estressores Horizontais: a relação entre o ciclo do desenvolvimento humano e o ciclo da família

Débora S. de Oliveira: Psicóloga Clínica de Indivíduo, Família e Casal. Sócia-diretora da SySaúde. Professora universitária no Curso de Psicologia da PUCRS da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, e também supervisora do Estágio de Psicologia Clínica no CERLAP – Centro de Reabilitação em Fissura Labiopalatina do Curso de Odontologia da PUCRS. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Jurídica pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e Especialista em Terapia de Indivíduo, Família e Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Terapeuta com Formação básica em Terapia Focada nas Emoções para Casais (CEFI).

Referências:
  • Carter, B.& Mc Goldrick, C. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • Cerveny, G. & Berthoud, C. Visitando a família ao longo do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo.
  • Wagner, Adriana e col. Os desafios da família contemporânea: revisitando conceitos. In; WAGNER, Adriana e col.. Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • Walsh, F. (2016). O ciclo vital familiar. Processos Normativos da família: diversidade e complexidade. Porto Alegre: Artmed.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo