Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

A importância da Psicanálise com Crianças

SPRGS
Publicado por em Voz da Sociedade · 25 Maio 2022
Voz da Sociedade
A  importância da  Psicanálise com Crianças
Diorge Augusto Guedes Mariano*
A proposta da psicanálise está pautada na escuta do sujeito inconsciente, aquele que demanda, que deseja, e este não tem idade. As crianças, como todo sujeito, embora possam ter limitações em seu discurso no que diz respeito à capacidade de verbalizar, são capazes sim de fazer associações livres, ainda que diferente do adulto, por meio do brincar.

A partir dos escritos de Freud, como exemplo o caso do pequeno Hans, a psicanálise com crianças se desenvolveu apresentando algumas vertentes teóricas onde podemos destacar alguns pioneiros: Anna Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, dentre outros. Todas as perspectivas teóricas, guardadas suas diferenças, apresentam como ponto em comum, o de colocar a criança no lugar de sujeito, ou seja, de a partir de sua individualidade ser respeitada e escutada enquanto sujeito desejante. A partir desse pressuposto, portanto, podemos sustentar a existência do tratamento analítico com crianças.

Podemos destacar como um aspecto importante na psicanálise com crianças, a partir dos estudos de Melanie Klein, o brincar como um equivalente da associação livre.  Essa importante autora, observou que, brincando, a criança expressava e comunicava uma variedade de situações emocionais. Outros aspectos do brincar e sua importância no atendimento de crianças é destacado por Winnicott que afirma ser o brincar   uma experiência criativa que facilita o crescimento e a saúde e conduz aos relacionamentos grupais.

O tratamento analítico com crianças, apresenta suas particularidades, pois apesar das crianças serem sujeitos autônomos e desejantes, por possuírem vontade própria, são dependentes dos adultos e não chegam para tratamento por nome próprio e sim pela demanda de um outro, geralmente pais ou responsáveis legais e escolas. Fica evidenciado a importância dos pais ou familiares próximos à criança, de participarem de todo o processo analítico. Entender o sistema e a trama familiar no qual estão inseridas as crianças, isto é, entender os mitos e crenças familiares, é fundamental para ajudá-las a nomear os fantasmas dessa história da qual elas fazem parte.

Será com a presença dos familiares que o analista de crianças poderá recodificar e desmistificar conteúdos estranhos ou não ditos. Entender a trama familiar conseguindo desvelar e desvendar os sintomas das crianças, junto com os pais, é um dos desafios para a análise com crianças. A análise  com crianças, deve ser, portanto, a inauguração de um espaço para a criança pensar e, pela via da palavra, poder expressar seus atos e fantasias rumo à construção de seu mundo simbólico.

* Coordenador do Comitê de Psicanálise com crianças


Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo