Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Tecnologias: recurso ou empecilho aos vínculos necessários na infância e na adolescência?

SPRGS
Publicado por em Eventos · 1 Março 2023


Ponto de vista
Tecnologias: recurso ou empecilho aos vínculos
necessários na infância e na adolescência?

Com
Susana Joaquim Rodrigues, Lisiani Aparecida Moraes da Rosa,
Fernanda Dornelles Hoff e Marina Lucia Tambelli Bangel

15 de março/23 | quarta-feira | 19h30
Atividade gratuita | Com certificado
Evento presencial
Local: Polo UNIP Universidade Paulista
Av. João Corrêa, 21 - São José - São Leopoldo

Organização: Núcleo São Leopoldo
Parceria com UNIP Universidade Paulista

Inscrições on-line em: sympla.com.br/sprgs
Ou no local/hora do evento

Carga horária: 2 horas.
Eixo temático: psicanálise, psicologia, educação, infância, adolescência, constituição do sujeito e a tecnologia.
Público-alvo: interessados em psicanálise, professores, pais e comunidade em geral.

Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial).

Uma discussão interdisciplinar sobre as tecnologias e os vínculos na infância em diversos contextos, com destaque para o familiar e o educacional, considerando as possibilidades, limites e riscos do seu uso, bem como as implicações para as crianças e adultos envolvidos.

Objetivos:
Explanar e discutir sobre os efeitos do uso da tecnologia na infância em diversos contextos; discutir o modo como a tecnologia tem interferido na construção do sujeito num momento pós pandemia em que a digitalidade precisou ser usada como forma da manutenção de laços entre crianças e adolescentes, escola e amigos.

Muitos estudos já foram realizados em relação ao uso das tecnologias na infância, alertando sobre os riscos do excesso para o desenvolvimento psíquico e implicando também em dificuldades nos vínculos e nas relações sociais.
No entanto, sabemos também que as tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano por apresentarem possibilidades de acesso ao conhecimento e outras formas de agir e interagir no mundo e no contexto social. Na Educação ela tem um papel fundamental, o que ficou ainda mais evidenciado durante o período de aulas on-line.
Os efeitos do uso exacerbado das relações virtuais interferindo nos encontros reais, imprescindíveis para o sujeito estruturar-se desde os cuidados primordiais até as trocas quanto ao aprendizado e a socialização.
Sendo assim, consideramos como pertinente uma atividade científica interdisciplinar, com profissionais das áreas da psicologia, psicanálise e educação para discutir o tema.

- Susana Joaquim Rodrigues: psicóloga, psicanalista em formação, especialista em Educação Especial e Inclusiva, psicóloga do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI/SMED/SL).

- Lisiane Aparecida Moraes da Rosa: professora da rede municipal de educação de São Leopoldo, pedagoga, especialista em Gestão de Recursos humanos, Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM de São Leopoldo.

- Fernanda Dornelles Hoff: psicóloga com formação em psicanálise. Membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica e da Sociedade de Psicologia do RS. Conselheira Municipal de Saúde em São Leopoldo. Fundadora do Grupo Rede de Conversas Lúdicas. Co-autora de alguns livros como: Psicanálise com Crianças, Escutas Possíveis; Relação de Gênero e a Escutas Clínicas e a Potência dos Encontros em Psicanálise.

- Marina Lucia Tambelli Bangel: psicóloga e psicanalista. Coordenadora de Seminários e Supervisora da Formação em Psicanálise da Sigmund Freud, Associação Psicanalítica. Coordenadora de Seminários e Supervisora da Formação em Psicanálise e da Formação em Psicanálise de Crianças e Adolescentes do Espaço Criar. Membro do Grupo de Investigação: Constituição Psíquica e Patologias Graves na Infância (Sig).




*As normas de distanciamento social e prevenção da Covid-19 serão seguidas.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo