Sócio Indica
No Sócio Indica desta semana, a Sócia Estudante Laura de Quadros recomenda a leitura da Obra Mulher, Raça e Classe, de Angela Davis.
Laura indica ainda, mais uma leitura relacionada com a temática do livro, o artigo Feminismo Negro para um novo marco civilizatório, de Djamila Ribeiro, publicado na Sur – Revista Internacional dos Direitos Humanos em 2017. Ela destaca uma parte do texto que considera relevante:
“Pensar a interseccionalidade é perceber que não pode haver primazia de uma opressão sobre as outras e que, sendo estas estruturantes, é preciso romper com a estrutura. É pensar que raça, classe e gênero não podem ser categorias pensadas de forma isolada, mas sim de modo indissociável (p.101)”.
A interseccionalidade é um termo que já vem sendo estudado pela academia e eclode nos dias atuais com muita força, para integrar as identidades oprimidas a uma só causa, do qual a separação delas além de enfraquecer as lutas sociais, retornam a uma forma de segregar, do qual a fala se reduz a um único lugar de fala, como se fosse indissociável a desigualdade social. Como se a homossexualidade não esteja integrada a luta de gênero e classe.
Temos marcas profundas na estrutura econômica do nosso país, discutir e desestruturar as práticas (in)visíveis, arraigadas da opressão se faz urgente!
