Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

"Vamos brincar?" - Ludicidade na psicoterapia psicanalítica e na avaliação de TEA

SPRGS
Publicado por em Eventos · 3 Novembro 2022


Minicurso
"Vamos brincar?"
Ludicidade na psicoterapia psicanalítica
e na avaliação de TEA
(Transtorno do Espectro do Autismo)

Com
Carla Meira Kreutz

19 de novembro/22, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares

Carga horária: 3 horas
Público-alvo: estudantes de psicologia e profissionais de psicologia
Eixo Temático: psicologia clínica

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 50,00
  • Profissionais: R$ 60,00
  • Sócios SPRGS: isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Informações pelo atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

O curso abordará a temática do brincar e sua importância para a compreensão do desenvolvimento infantil e do mundo interno das crianças. Será dado enfoque no brincar na psicoterapia psicanalítica e considerações sobre o brincar da criança em avaliação do Transtorno do Espectro do Autismo.

Objetivos: a atividade visa a elucidar aspectos do uso da brincadeira na psicoterapia psicanalítica e na avaliação do Transtorno do Espectro do Autismo.

Conteúdo:
  • O brincar no desenvolvimento infantil e na clínica psicanalítica;
  • O desenvolvimento do brincar na criança com TEA e peculiaridades do brincar que auxiliam na avaliação do TEA.

Carla Meira Kreutz (CRP 07/07978): psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela UFRGS e San Francisco State University, Especialista em Psicanálise Vincular pelo Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, docente no Contemporâneo.

Referências:
  • Aberastury, Arminda. (1982). A psicanálise da criança: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed.
  • Gutfreind, Celso. (2021). A Nova Infância em Análise. Porto Alegre: Artmed.
  • Bosa, Cleonice & Baptista, Cláudio. (2002). Autismo e Educação: Reflexões e Propostas de Intervenção. Porto Alegre: Artmed.
  • Gutfreind, Celso. (2014). Infância através do Espelho. Porto Alegre: Artmed.
  • Castro, M. G. & Strümer, A. (Eds). (2009). Crianças e adolescentes em psicoterapia: a abordagem psicanalítica. Porto Alegre: Artmed.
  • Winnicott, D. W. (1982). A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: LTC. (Trabalho original publicado em 1965).
  • Winnicott, D. W. (1975) O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1971).


*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo