Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Fundamentos da Psicopatologia: avaliando o estado mental

SPRGS
Publicado por em Eventos · 10 Novembro 2022


Minicurso
Fundamentos da Psicopatologia:
avaliando o estado mental

Com
Felipe Rech Ornell

26 de novembro/22, sábado, 9h às 12h
On-line | Plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Válido como horas complementares

Carga horária: 3 horas
Público-alvo: estudantes de psicologia e profissionais de psicologia
Eixo Temático: Psicopatologia

Investimento:
  • Estudantes de graduação: R$ 50,00
  • Profissionais: R$ 60,00
  • Sócios SPRGS: isentos (contate a secretaria para fazer a inscrição)

Inscrições pelo Sympla: sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Informações pelo atendimento on-line da secretaria: secretaria@sprgs.org.br
ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

A avaliação do estado mental é um componente fundamental do processo de avaliação de psicopatologias, pois permite direcionar o raciocínio clínico, a hipótese diagnóstica e, portanto, a definição da melhor estratégia terapêutica. Apesar disso, não é incomum que seja negligenciada, contemplada de forma reducionista ou realizada de forma superficial.

Avaliação do estado mental, o primeiro passo da investigação psicopatológica. Esta atividade tem como objetivos: conhecer os elementos estruturais e as principais estratégias para avaliação do estado mental; compreender o potencial clínico da análise das funções mentais na construção do raciocínio clínico, direcionamento do diagnóstico e definição das estratégias terapêuticas.

Felipe Rech Ornell (CRP 21887): graduado em Psicologia, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012), Mestre (2017) e Doutor (2022) em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Residência em Saúde Mental, pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2015); Especialista em Dependência Química, pela FACEL (2016); Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia em Saúde, pelo Conselho Federal de Psicologia (2021). Atua como psicólogo clínico a partir da abordagem Cognitivo Comportamental, atendendo principalmente pacientes com transtornos por uso de substâncias e transtornos de personalidade. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade do CEFI (FACEFI) e de Cursos de Especialização na área da Psicologia e da Psiquiatria; professor convidado do Mestrado Profissional em Álcool e Outras Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS. Pesquisador no Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - UFRGS. Membro do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) e da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas (ABEAD). Editor Chefe da Revista Brasileira de Psicoterapia e parecerista Ad hoc de diversas revistas em Psicologia e Psiquiatria, nacionais e internacionais. Membro do grupo de trabalho Avaliação Psicológica: Personalidade e Desenvolvimento Humano da ANPEPP (Atual). Coordenador técnico do Previne Saúde Mental (CAARS/OAB-RS). Recebeu reconhecimento de importantes instituições nacionais e internacionais pela sua produção, com destaque para o Prêmio Inovação em Psiquiatria, concedido pelo CELG, Jovem Pesquisador no Brain Congress, melhor trabalho no Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas e o Prêmio Jovem Investigador pela Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica.

Referências:
  • Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., Krug, J. S. (Orgs.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.
  • Cordioli, A. V., Zimmermann, H.H., Kessler, F. Rotina de Avaliação do Estado Mental, 2004.


*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo