Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Novo Comitê

SPRGS
Publicado por em Fala Comitê · 28 Agosto 2020
Fala Comitê
Comitê de Psicologia e Cultura
O Comitê de Psicologia e Cultura propõe iniciar seus estudos pelo tema: “O Racismo como motor da subjetivação contemporânea”.

Há muito que a teoria psicanalítica dedica-se a conceitos como luto e trauma como ferramentas teóricas para a compreensão e trabalho analítico em muitas perspectivas: tanto da construção do sujeito em relação ao mundo e suas possibilidades de representação, como dos modos contemporâneos do sofrer humano. Tais conceitos ultrapassaram o contexto histórico de sua origem em Freud – as duas Grandes Guerras e as mudanças que, em sua esteira, arrastaram a humanidade para diferentes maneiras de viver e relacionar-se – e tornaram-se imprescindíveis para a escuta do sofrimento e das formas cotidianas de constituição da subjetividade contemporânea.

Grada Kilomba, em seu livro “Memórias da Plantação: ensaios sobre o racismo cotidiano”, movimenta o conceito de racismo numa direção semelhante, destacando-o do contexto do colonialismo e da escravidão para o centro da experiência contemporânea de construção das relações. O racismo é exposto como um fator de subjetivação: ele constitui as formas pelas quais nos relacionamos e vemos uns aos outros, desenha espaços e institui exclusões. A autora expõe os mecanismos de colonização violenta do corpo e do psiquismo negros por estruturas brancas de linguagem e de reconhecimento. Tal exposição traz elementos para uma ampla discussão sobre os mecanismos que, na contemporaneidade, não apenas reduzem o sujeito a objeto, mas produzem o que a autora conceitua como Outro – a produção do outro que existe apenas para que o “eu” se dimensione e se reconheça, e da Outridade – o objeto que serve como tela de projeção dos aspectos inaceitáveis do eu.

É com base na relevância do tema do racismo como dispositivo para pensar as formas contemporâneas de subjetivação; por tratar-se de um diálogo interdisciplinar entre estudos de gênero, teoria pós-colonial, feminismo e psicanálise; e pela pertinência do texto de Grada Kilomba para um estudo sob a perspectiva da psicologia e da psicanálise, que propomos este tema para os estudos do Comitê de Psicologia e Cultura.

Comitê de Psicologia e Cultura
Coordenação Luciana Maccari Lara
Encontros segundas-feiras, das 11h30 às 13h





Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo