Fala Comitê
Comitê de Sexualidade
Sexualidade faz parte da personalidade da pessoa e não pode ser modificada sem que ocorram modificações correspondentes na personalidade.
Entendemos que sexualidade para ser vivida de maneira mais plena não pode ser alcançada somente com o uso, ou pela prática de técnicas sexuais especiais, ao contrário: ela resulta de um modo de viver e compreender as experiências, se relacionar com o próprio corpo, com o corpo do outro e com a cultura que estamos inseridos.
Entendemos que há uma grande necessidade de compreender a sexualidade como uma expressão emocional e uma importante forma de comunicação de como somos, como nos sentimos.
O Comitê de Sexualidade Humana busca estudar a sexualidade, unindo o conhecimento de diversos colegas da psicologia, em diferentes linhas teóricas, e também de outras áreas de saber, como colegas da medicina, e de outras formações.
Nosso grupo busca compreender o comportamento sexual de homens, mulheres e casais com visão a partir de si mesmos e do mundo. Descobrir não apenas como fazem sexo fisicamente mas como essa prática se relaciona com suas vidas como um todo e com os outros. Acreditamos que sexo é muito mais que tocar e ser tocado, que a vida sexual e sua expressão como um todo é parte importante da qualidade de vida de todas as pessoas. Procuramos pensar o sexo e a sexualidade em seus aspectos psicológicos, socioculturais, biológicos como também pensamos e discutimos sobre intervenções na clínica das disfunções e inadequações sexuais.
O Comitê estuda a sexualidade no campo da saúde sexual, das disfunções sexuais, no uso das tecnologias, mas sobretudo nos relacionamentos e na expressão dos afetos.
Procuramos estar atentos aos artigos científicos mais atuais, juntamente com a exploração de temas do cotidiano que se impõe.
Somados o tempo de estudo do tema de forma individual, nosso grupo já apresenta mais de 80 anos de conhecimentos acumulados, a se julgar pelos anos de dedicação de cada membro grupo. Conhecimento que vem sempre se renovando com o estudo e a discussão de novas temáticas e com a chegada de novos integrantes.
Se esta temática também desperta o seu interesse, venha somar e discutir conosco.
Diego Villas-Bôas
Coordenador do Comitê de Sexualidade
Encontros terças-feiras, 14h às 15h30
