Mural SPRGS - SPRGS

Ir para o conteúdo

Descolonização da psicanálise

SPRGS
Publicado por em Eventos · 5 Outubro 2022


Ponto de vista
Descolonização da psicanálise

Com Luciana Lara e Jaqueline Batista

28 de outubro/22  | sexta-feira | 19h30 às 21h
Evento gratuito, on-line - acesso pela plataforma Sympla/Zoom
(check-in 15 minutos antes do horário de início através do Sympla*)
Organização: Núcleo Litoral Norte

Inscrições exclusivamente pelo Sympla: www.sympla.com.br/sprgs
(encerradas 30 min antes do horário do evento ou quando esgotarem-se as vagas)

Certificado aos participantes.
Carga horária: 1h30min.
Eixo Temático: Psicologia, Psicanálise, normal e patológico.
Público-alvo: estudantes, psicólogos e público em geral.
Informações pelo atendimento on-line da secretaria:
secretaria@sprgs.org.br ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)

Vamos discutir o tema proposto a partir de um olhar sobre a construção histórica da psicanálise em contraponto com o cenário social vigente, somando as produções de pensadores contemporâneos com as vivências das palestrantes durante suas formações e práticas do cotidiano.

Objetivos: compreender as proposições referentes a necessidade de repensar o desenvolvimento da psicanálise frente às novas manifestações do inconsciente presente em nossa sociedade. Debater os espectros do colonialismo na psicanálise.

- Luciana Lara: Psicóloga (Unisinos, 1998), psicanalista, membro pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Coordenadora de seminários e supervisora da formação em psicanálise da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Mestre em Filosofia (Unisinos, 2006). Co-autora do livro "Escuta analítica: inícios de uma prática" (2008). Membro do projeto Clínicas do Testemunho - Comissão de Anistia do Ministério da Justiça - 1a edição 2012-2014 e 2a edição 2016-2017. Presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

- Jaqueline Batista: Graduanda de Psicologia. Formanda na Abordagem Centrada na Pessoa - ACP/CIBES. Formanda em Relações Étnicos Raciais/Instituto AMMA Psique e Negritude/SP. Co-fundadora da Liga de Estudantes e Recém-formados da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (LER), co-fundadora do Gira Coletivo Negro. Promotora Legal Popular pela Rede Nacional de Mulheres Negras. Membro do Coletivo Pulsão Democrática *Egbè - PPG Psicanálise da UFRGS.

Referências:
  • Guerra, A.( 2021), Manifesto por uma psicanálise descolonizada , in A. Guerra e R. Lima,  A psicanálise em elipses decoloniais , São Paulo: n-1 Edições.
  • Rodrigues, A. C. de C (2019-2020). Psicanálise, despatologização e subjetivação. Corpos, sexualidades e gêneros . ALTER - Revista de Estudos Psicanalíticos, v. 36 (1/2), 181-200.
  • Fanon, F. (2020) Pele negra, máscaras brancas. São Paulo Ubu Editora.
  • Cecarrelli, P. R (2010). A patologização da normalidade. Estud. psicanal. n.33. Belo Horizonte jul.
  • Katz, I.(2022)Infâncias contra hegemônicas para descolonizar a psicanálise,n-1 Edições , disponivel em: https://www.n-1edicoes.org/infancias-contra-hegemonicas-para-descolonizar-a-psicanalise?
  • Gherovici, P. (2022), Uma psicanálise para o povo, n-1 Edições, disponível em: https://www.n-1edicoes.org/uma-psicanalise-para-o-povo?
  • Bispo, F. (2022), Para uma descolonização da psicanálise, n-1 Edições, disponível em: https://www.n-1edicoes.org/para-uma-decolonizacao-da-psicanalise?

*Acesso através do e-mail de confirmação da inscrição ou através de conta gratuita no Sympla (com mesmo e-mail de login da inscrição). Necessita app Zoom instalado.

*Check-in na sala 15 min. antes do início da atividade, através do Sympla. Veja como acessar.




Sprgs
Rua Felipe Neri, 414 conj 202 Auxiliadora
90440-150 Porto Alegre RS

51. 3331-8586
Whatsapp: 51. 99527.3920

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
Voltar para o conteúdo