A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) foi fundada em 1º de julho de 1959, antes mesmo da regulamentação da profissão, portanto, a primeira organização a representar a classe dos psicólogos no Estado. Há seis décadas esta Sociedade tem trabalhado para o desenvolvimento da psicologia através de múltiplas possibilidades de estudos tais como comitês; cursos; palestras; jornadas; mostras científicas; prêmio estudante e recém formados, atividades culturais. Tem publicado Revista Diaphora, o SP informação e oferecido a atualização das atividades através das mídias sociais. Suas ações visam promover a troca e o intercâmbio entre seus sócios, instituições afins e comunidade.
Congrega e representa os psicólogos e estudantes de psicologia da capital e demais regiões do Estado através dos seus Núcleos. Incentiva os jovens através do projeto: Sociedade do Futuro e valoriza a troca com nossos sócios jubilados através do Núcleo da Sabedoria.
Trata-se de uma entidade civil, de utilidade pública, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, que rege por estatuto próprio, constituindo-se num espaço de aprimoramento teórico-técnico, troca de experiências, produção científica e inserção na comunidade.
Ao completar 60 anos estamos em tempo de Renovaçao!