Abertas inscrições para eventos da XV Semana Estadual do Bebê

 

Semana-do-Bebê-2017-980x340

Estão abertas as inscrições para os três eventos que acontecerão no dia 27 de novembro em comemoração à XV Semana Estadual do Bebê. Na ocasião, serão realizados o Simpósio da Primeira Infância, o V Encontro Estadual de Visitadores e o VII Prêmio Salvador Celia. Além do dia 27, também acontecerá o  I Cine Debate: Primeira Infância em foco no dia 23.

Simpósio da Primeira Infância

O evento do dia 27, que ocorrerá no Teatro Dante Barone (Assembleia Legislativa do RS) das 8h30 às 17h30, tem como objetivos oportunizar espaço para o debate sobre a importância da primeira infância e para a qualificação dos Visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM)/Programa Criança Feliz (PCF); premiar os vencedores PIM e Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) na sétima edição do Prêmio Salvador Celia e lançar a publicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) “Primeira Infância Melhor. Transformando a atenção aos primeiros anos de vida na América Latina: desafios e conquistas de uma política pública no sul do Brasil”. A publicação retrata os processos de implementação, desafios, conquistas e avaliações do Programa gaúcho, que completa 15 anos em 2018.

A iniciativa é uma promoção do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde, Departamento de Ações em Saúde e Primeira Infância Melhor com apoio do Gabinete da Primeira Dama do RS; Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Presidência da Assembleia Legislativa do RS e Fundação Maria Cecília Solto Vidigal. O evento tem como público prioritário Visitadores do PIM/Programa Criança Feliz (PCF), equipes de Atenção Básica em Saúde e Estratégia de Saúde da Família, especialistas, estudantes e demais trabalhadores da saúde, educação e desenvolvimento social.

Para conferir a programação completa e realizar sua inscrição no Simpósio da Primeira Infância, basta acessar a página oficial do evento.

I Cine Debate: Primeira Infância em foco

O Cine Debate, a ser realizado no dia 23 de novembro no antigo Cine Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre) visa debater, com apoio de especialistas da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), sobre a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento humano e o papel das políticas públicas na atenção às famílias para o fortalecimento de suas competências. Após o filme, será aberto um espaço de debate, onde o público poderá interagir com os debatedores, à luz das ideias trabalhadas no filme.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde, Departamento de Ações em Saúde e Primeira Infância Melhor com apoio da Secretaria Estadual da Cultura e da Sociedade de Psicologia do RS (SPRGS).

Para participar do I Cine Debate: Primeira Infância em foco não precisa fazer inscrição. Basta estar presente no local, data e horário marcados.

Semana do Bebê

Semana do Bebê e o Dia do Bebê compõem o calendário oficial de eventos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde 2003. Desde então, o Primeira Infância Melhor (PIM) promove e apóia a realização da Semana do Bebê em todo o Estado, especialmente nos municípios que desenvolvem a política. Nos municípios são promovidos eventos científicos e o Dia do Bebê,  o que incluí a passeata dos bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras, encontros, palestras, oferta de serviços à população, além de várias atividades afins.

Em 2017, a Semana do Bebê promovida pelo Governo Estadual contará com três atividades: I Cine Debate: Primeira Infância em focoSimpósio da Primeira Infância e V Encontro Estadual de Visitadores; e VII Prêmio Salvador Celia.

Período
20 a 27 de novembro de 2017

Programação
• 23 de novembro: I Cine Debate: Primeira Infância em Foco
• 27 de novembro: Simpósio da Primeira Infância / V Encontro Estadual de Visitadores / VII Prêmio Salvador Celia

A página Abertas inscrições para eventos da XV Semana Estadual do Bebê apareceu primeiro em PIM - Primeira Infância Melhor.

Cine-Debate-940

Data: 23 de novembro
Local: Cine Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Horário: 13h30 às 16h
Filme: O Começo da Vida, de Estela Renner – O filme fala da importância dos primeiros anos de vida. Em uma volta nos quatro cantos do mundo, o documentário faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.
Promoção: Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde, Departamento de Ações em Saúde, Primeira Infância Melhor
Apoio: Secretaria Estadual da Cultura e Sociedade de Psicologia do RS (SPRGS)
Objetivo: Debater, com apoio de especialistas da SPRGS, sobre a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento humano e o papel das políticas públicas na atenção às famílias para o fortalecimento de suas competências. Após o filme, será aberto um espaço de debate, onde o público poderá interagir com os debatedores, à luz das ideias trabalhadas no filme.
Público prioritário: Equipes municipais do PIM, estudantes e trabalhadores da saúde, educação e desenvolvimento social.
Entrada: Gratuita

Filme: O Começo da Vida

Sinopse

ocdv-cartaz-todos

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a ser um agente de mudança na sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Um movimento global a partir de um filme. O filme é só o começo. Vamos juntos construir uma nova realidade!

Simpósio da Primeira Infância

 

Semana-do-Bebê-2017-Simposio-940

Data: 27 de novembro
Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa do RS
Horário: 8h30 às 17h30
Promoção: Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde, Departamento de Ações em Saúde, Primeira Infância Melhor (PIM)
Apoio: Gabinete da Primeira Dama do RS; Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Presidência da Assembleia Legislativa do RS e Fundação Maria Cecília Solto Vidigal.

 Programação

Horário Tema Palestrante
8h30 às 9h Credenciamento
9h às 9h40 Abertura Oficial
9h40 às 10h Lançamento da Publicação “Primeira Infância Melhor. Transformando a atenção aos primeiros anos de vida na América Latina: desafios e conquistas de uma política pública no sul do Brasil”. Karine Verch
Florencia Boo
FMCSV
10h às 11h Entrega do VII Prêmio Salvador Celia
11h – 12h Funções Executivas do Cérebro e Desenvolvimento na Primeira Infância Lino de Macedo
12h às 13h30 Intervalo Almoço
13h30 às 13h50 Movimento Eles por Elas – ONU Mulheres Karen Lose
13h50 às 14h30 Espetáculo ELAS Grupo Instrumental do IFRS Campus Osório
14h30 às 15h30 Comportamento e Cultura Infantil: o brincar, o consumo e a importância de proteger a criança Inês Vitorino
15h30 às 16h30 A família reinventada Diana Corso
16h30 às 17h30 Linha de Cuidado Intersetorial Materno Infantil no Sistema Prisional: Promoção do desenvolvimento da primeira infância e o cuidado com a mulher em situação de prisão Gisele Silva
Renata Dotta
17h30 Encerramento

 

Convidados

  • Lino de Macedo é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, membro da Academia Paulista de Psicologia, assessor pedagógico do Instituto Pensi, FJLES, e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
  • Karen Lose
  • Diana Lichtenstein Corso é Psicanalista Membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Formada em psicologia pela UFRGS, trabalhou com crianças e no campo dos problemas de desenvolvimento infantil junto ao Centro Lydia Coriat de Porto Alegre e em várias outras instituições. Atualmente atende jovens e adultos. Desde 2001 é colunista do jornal Zero Hora e da Revista Vida Simples, além de participações em várias antologias e revistas. Publicou o livro Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis, em 2005, e Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia, em 2010, ambos pela Ed. Artmed, escritos em parceria com seu marido Mário Corso, ambos finalistas do Prêmio Jabuti. Em 2014, publicou pela Editora Arquipélago Tomo conta do mundo: conficções de uma psicanalista, composto de crônicas e ensaios, vencedor dos prêmios de Livro do Ano e Crônica de 2015 da AGES (Associação Gaúcha de Escritores) e do prêmio Açorianos na categoria Crônica de 2015.
  • Inês Vitorino é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (GRIM/UFC) e do Projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia. Também é autora do livro “Televisão, Publicidade e Infância” e co-autora do livro “Qualidade na Programação Infantil na TV Brasil”.